quinta-feira, abril 21, 2005

Férias

Step by Step Posted by Hello

Imagem construída aqui


Hoje é um dia de aprendizado para mim em áreas que ainda não tinha experimentado:

- Na doença:

Confirmei hoje depois de vários exames a necessidade de uma intervenção cirúrgica que envolve alguns riscos mas sobretudo fiquei a saber que "nunca mais" poderei praticar uma série de desportos e outras actividades de que gosto.

- Na “despedida”:

De uma “amiga” da blogosfera, cuja visita diária ao seu blog me empurrou nesta aventura, que ainda faz sentido e serve de estímulo na minha rotina, apesar do escasso tempo de que disponho.

Em cada uma das situações experimentei um sabor diferente de aprendizado, e para qualquer uma delas sei que o futuro reserva a seu modo um destino diferente, pelo que é importante (demasiado importante) senti-las.

Vou partir em período de férias e recuperar as esgotadas energias e reunir novo ânimo para encarar os desafios que se avizinham.

Até breve. Muito breve.

sábado, abril 16, 2005

Cadeia de Literatura

Foi com enorme surpresa que li o convite da Pecola ao qual procurarei corresponder com lucidez, permitindo que os meus interesses “livrescos” possam revelar um pouco mais sobre a minha “militância” civil.
Sinto-me lisonjeado pelo facto do convite partir de alguém que admiro pela lucidez, clareza, cultura, bom humor, frontalidade e brilhante escrita.


Cadeia De Literatura Posted by Hello



P - Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?

R – “ Stranger in a Strange Land” , a versão original editada em 1992 (após a morte de Robert A Heinlein), uma vez que a 1.ª edição foi alterada por imposição do editor, devido às cenas de sexo . O idealismo, a condição humana, a forma como as pessoas se relacionam, a hipocrisia, a política e tudo o que diz respeito ao homem e o meio são preocupações que tenho e sempre tive, este livro permite-me acreditar que seremos capazes de transformar. (…)

P - Já alguma vez ficaste apanhadinha(o) por um personagem de ficção?

R – Não . Regra geral o que me arrebata são os ideais e a trama.

P - Qual foi o último livro que compraste?

R – “As Deusas em Cada Mulher – A Deusa Interior” de Jean Shinoda Bolen . Ao mesmo tempo que procuro conhecer-me e compreender-me não esqueço que Elas são para mim uma fonte de vida e esperança, pelo que procuro também conhecer e compreendê-las melhor.

P - Qual o último livro que leste?

R – Voltei a ler “Um estranho em uma terra estranha” .E li de Ana Tortajada “ O grito silenciado”.

P - Que livros estás a ler?

R – “As Deusas em Cada Mulher – A Deusa Interior” de Jean Shinoda Bolen.

P - Que livros (5) levarias para uma ilha deserta?

R – Um livro em branco ; Um livro de poesia (com vários autores); Um livro de ficção (não cientifica); Um livro de Psicologia Humana e Um livro de História Universal .

P - A quem vais passar este testemunho (três pessoas) e porquê?

Eu gostaria de o passar a duas pessoas que se encontram numa espécie de retiro sabático, e por respeito à opção de retiro temporário não o farei, no entanto de forma discreta o repto também lhes é endereçado .

Assim irei passar este testemunho a três pessoas igualmente especiais:

- Ao meu amigo Luís Pereira , a quem prometi incomodar alguns dias atrás. Com quem costumo manter agudas palavras sobre política, a quem reconheço a necessária clareza e astúcia para dialogar sobre estas coisas.

- À muito especial Cakau, cujas palavras encantam e mensagens tocam com profundidade.Dotada de uma sensibilidade e elegância estética tocantes.Espero perceber melhor em que literatura mergulha.

- À Elma que é uma autêntica caixinha de surpresas. Revela bom humor, astúcia e muita capacidade crítica.

segunda-feira, abril 11, 2005

Esta distância que nos separa

Porque a vida não é compreensível, apesar de todos os sinais que nos dá, eu vou perguntando e quem sabe não estarás por aí á escuta e com sabedoria e vontade de partilhar a tua opinião ... ainda que ambos saibamos ser coisa difícil a adivinhação .

Posted by Hello



Ainda me recordo da primeira vez que te vi.

Sentada naquele enorme sofá azul, olhei-te através do reflexo dos enormes vidros que o escritório ainda têm e fui durante uns bons minutos preparando-me para não tremer a voz ou sentir as pernas demasiado leves.

Dois pares de olhos, fixavam-se em ti e de esguelha sorriam para mim em tom de aviso, eu que os conheço tão bem, adivinhava-lhes o pensamento…

Levantaste-te e sorriste, eu sorri … e por pouco não me sentei. Convidei-te a sair para tomar um café e experimentar uma deliciosa sobremesa!

Conversámos durante uns quarenta minutos e encantei-me para sempre.

Olho para o longínquo passado e noto a distância que nos separa, e pergunto-me se dois ou três detalhes fossem diferentes, de que cor seria a nossa tela?

sexta-feira, abril 01, 2005

UM CONTO

Decidi hoje contar-te esta pequena história, que tu tão rapidamente perceberás e todos compreenderão…


Posted by Hello Olhares


Naquele dia eu não estava especial ou particularmente feliz, não estava e motivos não tinha para a tristeza, era apenas um dia que sucedia a outro.
Caminhava em direcção ao escritório, e como habitualmente, com passo curto, firme e sem pressa olhava os rostos que comigo se cruzavam naquela amálgama.
Aquele lugar como todos os lugares povoados por pessoas, onde os cheiros, cores e vozes se misturam, ( já reparaste como os cheiros e cores me arrebatam ? ) provocou em mim uma sensação de “embriaguez” e pareceu conduzir-me até teus olhos.

Lembro-me de te sentir entrar em mim e eu em ti, sentir o que nunca antes sentira e subitamente não te ver mais e ficar com uma enorme ansiedade (aquela vontade de alcançar algo que causa um frio na barriga, e coloca as pernas e o queixo a tremer).

Podia ter sido uma alucinação, um sonho, mas não foi o caso.

Dias depois numa rua menos movimentada, cruzámo-nos outra vez e sem trocar uma palavra voltámos a trocar cúmplices olhares, desta vez foram olhares de provocação, de puro desafio e incitamento. E eu decidi seguir-te. (...)

A última vez que nos olhámos sem nos tocarmos foi no supermercado, as tuas 3 amigas também olhavam e foi a última vez ....

Não trocámos uma palavra (apesar de as termos pronunciado), não sei o teu nome (não sei se sabes o meu), contudo lembro-me do teu cheiro, da cor de vários centímetros do teu corpo, do toque acetinado da tua pele e sobretudo sinto ainda dentro de mim o teu olhar.

Ainda existirá o ninho que nos acolheu em silêncio ?

Nós sim, e as lembranças também.

domingo, março 20, 2005

Por onde anda você

Por onde anda você


Por onde anda você, que não anda mais comigo...
E pra onde vou eu agora se não sei onde você está...
Por onde anda você, com a metade que levou de mim...
Por onde viajam teus olhos agora
e por quem brilharão os meus , se você foi embora...


Samuel da Costa
(Porque vale a pena visitar o autor (Porque sim))

terça-feira, março 08, 2005

A TODAS AS MULHERES ( E principalmente aos homens)

Posted by Hello

Fotografia daquí


Hoje existe quem comemore o DIA DA MULHER, como se existisse algo digno de se chamar :
- COMEMORAÇÃO . (...)

Estou convencido de que as MULHERES em geral concordarão comigo, mesmo que em particular por um motivo ou outro não partilhemos dos mesmos pontos de vista .

De facto se observarmos a história, a mulher na maioria das culturas não é mais objecto/mercadoria ou ser humano de 2.ª categoria, mas daí á tão desejada e justa IGUALDADE de DIREITOS e OPORTUNIDADES...ainda falta percorrer um longo caminho .

Caminho que os homens têm de percorrer em busca do equilibrio e sensatez.

Caminho que as mulheres têm de percorrer, começando na educação dos filhos e filhas e executando a cada dia na sua vida, onde quer que ela aconteça.

Não gosto do DIA DA MULHER, pela carga MACHISTA que ele me recorda, mas por ser solidário nesta luta, acreditem-me ESTOU CONVOSCO . (homens ou mulheres)

terça-feira, março 01, 2005

A poesia...consequências

Posted by Hello


Pequenos grandes detalhes…representam/traduzem mudanças profundas.

O facto simples de alguém que usa/usou a escrita como forma de expressão e subitamente o deixa de fazer, aparentemente (para alguns) pouca importância têm.

Porém para quem um dia experimentou uma análise à sua vida, constatou que no trajecto percorrido, tudo o que somos no presente é resultado de conhecimento adquirido pela experiência ou estudo, obtidos em plena interacção com o meio e as pessoas, e o que somos no presente não representa o que éramos no passado recente ou distante e tão-somente o que somos HOJE.

Voltando aos detalhes e ao primeiro já referido no “post” anterior:
- A Poesia como factor de mudança, ou melhor a ausência de poesia.

Hoje percebo melhor a mudança que a ausência da poesia (escrita) provocou:
Frieza, insensibilidade, dureza verbal e emocional, menos tolerância e alegria não emotiva.
Consequência? Desapareceu a magia que emoldura a paixão e a alegria que contagiam e atraem “as multidões” ao mesmo tempo que nos “rouba” a juventude.

Hoje percebo melhor que é cedo para MUDAR, bastou e bastará sempre parar um pouco e redescobrir quem somos de verdade e decidir se queremos de facto sê-lo!

quarta-feira, fevereiro 23, 2005

Ciclos ( Encerram e novos se iniciam )

Posted by Hello


É curioso como esta palavra CICLO , têm uma importância determinante e muitas vezes (quase sempre) caractér decisivo em nossas vidas .

É sobre estes ciclos que vos irei falar nos próximos "posts" , tal "postagem" é reflexo de um trabalho de redescoberta do meu verdadeiro "eu", algumas vezes (bastantes), fruto da interacção com aqueles com quem partilho e divido a minha visão das coisas, pessoas , formas e tudo em que tocamos, sentimos ,vemos, saboreamos e ouvimos através do USO de todos os sentidos.

Em algum momento na vida senti necessidade de perceber porque mudei, e deixei de escrever poesia ,essa poesia que camuflada pela penugem de pseudónimos desconhecidos tenho colocado no blog .Tenho lido e prestado atenção.

Descobrir...é o que procuro fazer, e partilhar. Porque afinal descobri que na partilha me tenho redescoberto e também que ao fazê-lo posso despertar aqueles que ainda não perceberam que a sua verdadeira natureza mudou ...

Serei tanto mais feliz, quanto mais autêntico for na minha forma e modo de viver .

sexta-feira, fevereiro 18, 2005

SER

Posted by Hello


Sou do dia, a tarde à noite,
Sombra do mundo e da ventura.
Um sonho acordado da vida,
uma manhã de anseios e juventude !
Sou uma tarde amena de emoções,
Um sol de vida e canções,
Sou a tarde nascente, da gente
Cousas que não vira nem ouvira,
Cousas que não havia nem existiam !
Sou o sal o Amor, o fel do ódio
a maça da felicidade, o caroço
Que transpira alegria !

Eu sou amanhã, a
tarde à noite de dia.

Sou o orvalho, o
frio da manhã.

Sou o suspeito maior...

Que voava sem parar !!!

domingo, fevereiro 13, 2005

Uma flor para outra (s) flor (es)

Posted by Hello


Hoje é mais um dos dias convencionados pela sociedade .
(Um dia para que os namorados se lembrem que são namorados)

E eu lembrei-me , claro está !

Lembrei-me do dia em que nos conhecemos, ainda te recordas ?

Foi em Dezembro, na despedida de um amigo comum e querias muito tomar uma "Marguerita" .

Demorámos apenas alguns dias a nos reencontrar e depois disso nunca mais nos separámos, nunca mais (apesar de termos vivido 7 meses com um oceano entre nós)

Celebro com a felicidade de quem se lembra todos os dias (quase todos) que aquele dia faria mudar quase tudo o que desenhara para aquele ano e os que se seguiram...

Hoje não quero celebrar nada contigo, apenas recordar que é aquele dia em que repetimos o que fazemos (quase) o ano inteiro e renovamos os nossos votos de continuar a fazê-lo sempre com frontalidade, sinceridade e cumplicidade .

Hoje este espaço é nosso e de quem o entender ...

No words

Flores e Folhas Posted by Hello

O tempo e os tempos

Foi aqui, no tempo Enquanto sorvia o teu silêncio, que Reclinando a cadeira, somei Todos os tempos, que vividos Através da pausa dos sen...