Por onde anda você
Por onde anda você, que não anda mais comigo...
E pra onde vou eu agora se não sei onde você está...
Por onde anda você, com a metade que levou de mim...
Por onde viajam teus olhos agora
e por quem brilharão os meus , se você foi embora...
Samuel da Costa
(Porque vale a pena visitar o autor (Porque sim))
Renovação... (...o sol nasce todos os dias, aproveitar o ensejo e renovarmo-nos também )
domingo, março 20, 2005
terça-feira, março 08, 2005
A TODAS AS MULHERES ( E principalmente aos homens)


Fotografia daquí
Hoje existe quem comemore o DIA DA MULHER, como se existisse algo digno de se chamar :
- COMEMORAÇÃO . (...)
Estou convencido de que as MULHERES em geral concordarão comigo, mesmo que em particular por um motivo ou outro não partilhemos dos mesmos pontos de vista .
De facto se observarmos a história, a mulher na maioria das culturas não é mais objecto/mercadoria ou ser humano de 2.ª categoria, mas daí á tão desejada e justa IGUALDADE de DIREITOS e OPORTUNIDADES...ainda falta percorrer um longo caminho .
Caminho que os homens têm de percorrer em busca do equilibrio e sensatez.
Caminho que as mulheres têm de percorrer, começando na educação dos filhos e filhas e executando a cada dia na sua vida, onde quer que ela aconteça.
Não gosto do DIA DA MULHER, pela carga MACHISTA que ele me recorda, mas por ser solidário nesta luta, acreditem-me ESTOU CONVOSCO . (homens ou mulheres)
terça-feira, março 01, 2005
A poesia...consequências


Pequenos grandes detalhes…representam/traduzem mudanças profundas.
O facto simples de alguém que usa/usou a escrita como forma de expressão e subitamente o deixa de fazer, aparentemente (para alguns) pouca importância têm.
Porém para quem um dia experimentou uma análise à sua vida, constatou que no trajecto percorrido, tudo o que somos no presente é resultado de conhecimento adquirido pela experiência ou estudo, obtidos em plena interacção com o meio e as pessoas, e o que somos no presente não representa o que éramos no passado recente ou distante e tão-somente o que somos HOJE.
Voltando aos detalhes e ao primeiro já referido no “post” anterior:
- A Poesia como factor de mudança, ou melhor a ausência de poesia.
Hoje percebo melhor a mudança que a ausência da poesia (escrita) provocou:
Frieza, insensibilidade, dureza verbal e emocional, menos tolerância e alegria não emotiva.
Consequência? Desapareceu a magia que emoldura a paixão e a alegria que contagiam e atraem “as multidões” ao mesmo tempo que nos “rouba” a juventude.
Hoje percebo melhor que é cedo para MUDAR, bastou e bastará sempre parar um pouco e redescobrir quem somos de verdade e decidir se queremos de facto sê-lo!
quarta-feira, fevereiro 23, 2005
Ciclos ( Encerram e novos se iniciam )


É curioso como esta palavra CICLO , têm uma importância determinante e muitas vezes (quase sempre) caractér decisivo em nossas vidas .
É sobre estes ciclos que vos irei falar nos próximos "posts" , tal "postagem" é reflexo de um trabalho de redescoberta do meu verdadeiro "eu", algumas vezes (bastantes), fruto da interacção com aqueles com quem partilho e divido a minha visão das coisas, pessoas , formas e tudo em que tocamos, sentimos ,vemos, saboreamos e ouvimos através do USO de todos os sentidos.
Em algum momento na vida senti necessidade de perceber porque mudei, e deixei de escrever poesia ,essa poesia que camuflada pela penugem de pseudónimos desconhecidos tenho colocado no blog .Tenho lido e prestado atenção.
Descobrir...é o que procuro fazer, e partilhar. Porque afinal descobri que na partilha me tenho redescoberto e também que ao fazê-lo posso despertar aqueles que ainda não perceberam que a sua verdadeira natureza mudou ...
Serei tanto mais feliz, quanto mais autêntico for na minha forma e modo de viver .
sexta-feira, fevereiro 18, 2005
SER


Sou do dia, a tarde à noite,
Sombra do mundo e da ventura.
Um sonho acordado da vida,
uma manhã de anseios e juventude !
Sou uma tarde amena de emoções,
Um sol de vida e canções,
Sou a tarde nascente, da gente
Cousas que não vira nem ouvira,
Cousas que não havia nem existiam !
Sou o sal o Amor, o fel do ódio
a maça da felicidade, o caroço
Que transpira alegria !
Eu sou amanhã, a
tarde à noite de dia.
Sou o orvalho, o
frio da manhã.
Sou o suspeito maior...
Que voava sem parar !!!
domingo, fevereiro 13, 2005
Uma flor para outra (s) flor (es)


Hoje é mais um dos dias convencionados pela sociedade .
(Um dia para que os namorados se lembrem que são namorados)
E eu lembrei-me , claro está !
Lembrei-me do dia em que nos conhecemos, ainda te recordas ?
Foi em Dezembro, na despedida de um amigo comum e querias muito tomar uma "Marguerita" .
Demorámos apenas alguns dias a nos reencontrar e depois disso nunca mais nos separámos, nunca mais (apesar de termos vivido 7 meses com um oceano entre nós)
Celebro com a felicidade de quem se lembra todos os dias (quase todos) que aquele dia faria mudar quase tudo o que desenhara para aquele ano e os que se seguiram...
Hoje não quero celebrar nada contigo, apenas recordar que é aquele dia em que repetimos o que fazemos (quase) o ano inteiro e renovamos os nossos votos de continuar a fazê-lo sempre com frontalidade, sinceridade e cumplicidade .
Hoje este espaço é nosso e de quem o entender ...
terça-feira, fevereiro 08, 2005
Chorar


Chorei
Porque o tempo me impelia,
Porque a saudade e a falta
Eram demais quando as sentia.
Chorei
Porque descobri ser tarde
Muito tarde para te amar
E ser feliz!
Chorei
Pelo tempo e pelos sentidos
Pelas palavras e gestos
Em mim contidos.
Chorei
Porque a vida teima em ser cruel
Porque a solidão me invade,
A vitória foge e teimo em ser feliz !
Chorei, mas não choro mais(apenas).
Eu luto também !!!
Intemporal
By Batista Ferreira, in Brasil (1990-1997)
sexta-feira, janeiro 28, 2005
Encontros...e desencontros !

O tempo e as pessoas
Eu sei que foi à muito tempo atrás, para ser preciso foi há dezoito anos.
Passámos praticamente todo o dia juntos, o último dia, o nosso último dia.
Voltámos de autocarro para casa, jogámos snooker e conversámos longa e demoradamente sobre o futuro imediato, aquele que 3 dias depois nos separaria.
Estivemos junto à ponte (a única que existe até hoje e onde apanhaste o autocarro para tua casa) e foi ali que nos abraçámos, beijámos e despedimos.
Durante vários meses, as nossas palavras atropelaram-se vezes sem conta ao cruzar o atlântico, e em cada palavra voava um pouco de nós em busca de conforto e companhia.
A distância, o amadurecimento e as decisões que tomámos afastaram-nos e cada um seguiu o seu caminho.
Passaram-se dezoito anos até que voltámos a nos encontrar!
E percebi que já não sou o mesmo e nunca mais voltarei a sê-lo …
quarta-feira, janeiro 26, 2005
CINEMA
Em resposta ao convite da Marian, respondo ao questionário cinéfilo:
1 - Qual o último filme que viste no cinema?
R – Toy Story I (Esse mesmo, isso mesmo à muito tempo atrás)
2 – Qual a tua sessão preferida?
R – Reportando-me à época em que verdadeiramente ia ao cinema (18/19 anos atrás), eu gostava mesmo era de ir para o Areeiro à 2.ª feira e assistir a 2 ou mais filmes seguidos, afinal de contas era mais barato e eu nada tinha para fazer à 2.ª feira.
3 – Qual o primeiro filme que te fascinou?
R – Ainda fascina: “Once upon time in América”. Foi em Março de 1985 em Coimbra.
4 – Para que filme gostarias de te ver transportado?
R – Para um que reproduzisse o meu dia-a-dia actual (…)
5 – Qual a personagem de filme que terias gostado de conhecer um dia?
R – Jesus Cristo (do filme do Mel Gibson, uma vez que o considero ser o mais genuíno, de acordo com a “verdade em que acredito”)
6 – E que actor (actriz) /realizador(a)/argumentista/produtos(a) gostarias de convidar para jantar ?
R – Sobre cinema dispensava-os todos e convidava o Vasco. Afinal 18 anos depois íamos precisar de vários jantares.
1 - Qual o último filme que viste no cinema?
R – Toy Story I (Esse mesmo, isso mesmo à muito tempo atrás)
2 – Qual a tua sessão preferida?
R – Reportando-me à época em que verdadeiramente ia ao cinema (18/19 anos atrás), eu gostava mesmo era de ir para o Areeiro à 2.ª feira e assistir a 2 ou mais filmes seguidos, afinal de contas era mais barato e eu nada tinha para fazer à 2.ª feira.
3 – Qual o primeiro filme que te fascinou?
R – Ainda fascina: “Once upon time in América”. Foi em Março de 1985 em Coimbra.
4 – Para que filme gostarias de te ver transportado?
R – Para um que reproduzisse o meu dia-a-dia actual (…)
5 – Qual a personagem de filme que terias gostado de conhecer um dia?
R – Jesus Cristo (do filme do Mel Gibson, uma vez que o considero ser o mais genuíno, de acordo com a “verdade em que acredito”)
6 – E que actor (actriz) /realizador(a)/argumentista/produtos(a) gostarias de convidar para jantar ?
R – Sobre cinema dispensava-os todos e convidava o Vasco. Afinal 18 anos depois íamos precisar de vários jantares.
segunda-feira, janeiro 24, 2005
Porquê ? ( Parte II)

Deception
Porque não conheço propostas claras dos candidatos a Chefe de Governo ?
Porque até hoje não foi possível juntar todos os candidatos num debate ?
Porque fogem dos debates ?
Porque fogem os Portugueses da política ? Porque não votam os Portugueses ?
Porquê ? Porquê ?
Subscrever:
Mensagens (Atom)
O tempo e os tempos
Foi aqui, no tempo Enquanto sorvia o teu silêncio, que Reclinando a cadeira, somei Todos os tempos, que vividos Através da pausa dos sen...
