domingo, janeiro 23, 2005

Porquê ?


The Mask of Sadness ( Boris Teplitsky)


Porque insistes em usá-la ?

Se todos nós já percebemos quem és de facto .

Porque insistes em ostentá-la ?

Se todos nós já percebemos que a usas por vergonha da tua verdadeira face .

Porque insistes em fugir ?

Se nós já te encontrámos .

Porquê ? Porquê ? (...)

segunda-feira, janeiro 17, 2005

Free


Free
Posted by Hello

ENTÃO



Foto gentilmente cedida por Escola de Mergulho de Barcelos


Serviste-me
de lágrimas, desejos e vontades !

Despiste-me,
de vontades, sonhos e loucuras !

Embriagaste-me,
de quimeras, fantasias e Amor !

Quiseste-me,
sem ter e sem querer !

Deixaste-me,
Sem deixar e sem me falar !

Fiquei,
Sozinho, despreparado e desprezado !

E agora não consigo
deixar de pensar em você,
com carinho e Amor !
PORQUÊ ?


BATISTA FERREIRA
Belo Horizonte,1992/09/12

segunda-feira, janeiro 10, 2005

Cause we are the Umbeat 5


UMBEAT 5
Posted by Hello

We are going to Kerteminde

1996/08 (Montes Claros/MG/Brasil)

We are the Umbeat 5 : (Carlos Alberto,Abdon Braga,Christian Brito, Henrik Andersen, Jokko de Wit)

Posted by Hello

Henrik we are going to your wedding !!! " Skäl for fanden "

Observar para sentir ...


Morte e Beleza

Foto gentilmente cedida por Escola de Mergulho de Barcelos

Onde a não vemos e apreciamos a beleza vive .
Nesse mesmo lugar ela é mortalmente ferida pela nossa acção/omissão , sem termos sequer a oportunidade de a observar e apreciar "in-loco".

sexta-feira, janeiro 07, 2005

EDUCAÇÃO - O Pai Natal

Hoje enquanto aguardava a minha vez para conversar com a professora da Bárbara (fui levantar o boletim de avaliação do 1.º trimestre), entretive-me a ler as "cartas" que as crianças (algumas) dirigiram ao PAI NATAL.
Como esperei uma hora e meia tive tempo (e curiosidade) para as ler todas, eram umas 18 , e vim para casa a pensar em tudo o que lera ... e na repetição de ideias e conceitos que continham .

Se é normal as crianças pedirem "prendas", estranhei alguns pedidos repetidas vezes formulados : " Paz no mundo ; saúde ; felicidade ; dinheiro ... "
São estranhos pedidos ao Pai Natal .

Crianças, dirão alguns, mas na verdade por trás destas crianças e destes conceitos a elas "vendidos" encontramos os pais, educadores que erradamente atribuem a uma figura como o Pai Natal, a responsabilidade pela Paz , pela saúde e outras coisas mais, demitindo-se das suas responsabilidades de educadores e co-responsaveis pelas "tais prendas", consequentemente deixando de ensinar aos seus filhos que fazem eles próprios, parte da solução.

Quando iremos nós assumir as responsabilidades e deixar de as atribuir a terceiros ou "imagens" que nós criamos ? (...)

O mundo será definitivamente melhor no dia em que cada um de nós perceber que o contributo individual é fundamental para o resultado global .

segunda-feira, dezembro 20, 2004

NATAL (texto partilhado com Olhar Atento)


NATAL

Eu nasci no continente africano onde o calor tropical nos aquecia o corpo e mantinha numa alegria de viver constante, quando aos cinco anos fui convidado a refugiar-me em Portugal, onde por oposição ao calor descobri o frio .

Este mesmo frio que agora sentimos, pois foi à precisamente 30 anos que aqui cheguei (20 de Dezembro de 1974).
Desse dia recordo ter conhecido dois miúdos (como eu) o Paulo e o Rui Silva, recordo igualmente de ver a minha avó materna a fazer "filhós",e ainda recordo ter perguntado onde ficava o mar (a restinga ficara longe e meus olhos ...)

É verdade que eu era uma criança, e que poucas memórias tenho desse tempo (talvez apagadas pelo sofrimento na época), é verdade também que no frio daquele inverno e todos os que o sucederam até de novo ter partido à procurado calor tropical em outro meridiano, descobri prazeres que desconhecia, mas é sobretudo verdade que foi na alternância das estações que cresci e aprendi que em qualquer circunstância podemos encontrar felicidade, basta para tal estar atento, manter o espírito aberto à mudança ao mundo e às pessoas.

Naqueles primeiros Natais passados à luz de um candeeiro, porque ainda não chegara à aldeia a energia eléctrica, a "telefonia" era o epicentro das reuniões familiares, em que se podia ouvir o arfar de cada um (tal era o silêncio) para escutar um qualquer folhetim que passava na rádio, enquanto a lenha queimava apressadamente e nos aquecia. Lá fora o frio cortava e a escuridão instalava-se para mais tarde se apoderar do imaginário das crianças, alimentadas pelas histórias dos mais velhos.

Na noite de Natal a refeição fazia parte de um ritual com mais de 2 séculos , e lá por volta da meia-noite eramos convidados a ir buscar os sapatos engraxados e deixá-los junto à chaminé.

Na manhã seguinte ainda lembro a felicidade que experimentava ao encontrar uma prenda , e não se passou uma manhã de 25 de Dezembro, sem que lá existisse sinal da presença do PAI NATAL, esse PAI NATAL em que até hoje acredito e pelo qual ainda procuro pautar o meu comportamento ao longo de todo o ano, permitindo-me nesta época fazê-lo de forma especial .

Hoje comemoro 30 anos que cheguei a Portugal,mas sobretudo comemoro a conquista de mais um dia em que me sinto feliz por ter oportunidade de partilhar ! (...)

A Restinga fica aqui e a aldeia escondida aqui

quarta-feira, dezembro 15, 2004

BILÍNGUE

Eu amo saber, que amar
Is to know, where you are
e respirar
the sweet sound of your voice
penetrando em meus ouvidos !
Perhaps, my love
Eu te sinta, mais que o cinto
that i feel in my body,
mas a verdade, é que
I would like, to feel you
mais, muito mais.
But i can't do it without
você, baby !!!

Batista Ferreira

28 de Outubro de 1992

O tempo e os tempos

Foi aqui, no tempo Enquanto sorvia o teu silêncio, que Reclinando a cadeira, somei Todos os tempos, que vividos Através da pausa dos sen...